sexta-feira, 22 de maio de 2009

WEBQUEST - FUNÇÕES INORGÂNICAS


Introdução

Olá Alunos!

Nesse segundo bimestre estaremos desenvolvendo um trabalho sobre as Funções Inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos, onde veremos os conceitos de cada função, sua nomenclatura e aplicação no cotidiano. Você é o responsável pela abrangência e pela clareza dos conteúdos! Espero que façam um bom trabalho!!! Juntos conseguiremos bons resultados.

Prof. Neusa Nogueira Fialho


Tarefa
A tarefa que vocês terão que cumprir constitui de um trabalho de pesquisa escrita sobre o tema determinado para cada equipe, relacionado às funções inorgânicas e uma apresentação para os demais alunos, em sala de aula.

Processo
- Formem equipes de no máximo 5 alunos.
- Inscrevam-se nos grupos, conforme representação temática abaixo:

Grupo 1- ÁCIDOS: onceito, nomenclatura, exemplos de fórmulas e aplicações no cotidiano. COMPONENTES: Marcos, Everson, Mariana, Jonatha, Oberdan

Grupo 2 – BASES: conceito, nomenclatura, exemplos de fórmulas e aplicações no cotidiano. COMPONENTES: Everton Bino, Daniel, Dean, Eraldo, Heberson



Grupo 3 – SAIS: explicação segundo Arrhenius e nomenclatura.
COMPONENTES: Maicon, Robson, Francisco

Grupo 4 – OBTENÇÃO DE SAIS: neutralização total, neutralização parcial e exemplos.
COMPONENTES: Jhonatan, Sérgio, Leandro, Rodrigo

Grupo 5 - Apresentar pelo menos cinco sais, com seus devidos nomes e fórmulas e sua aplicabilidade no cotidiano.
COMPONENTES: Fábio, Marciane, Tatiane, Anderson, Francieli

Grupo 6 - ÓXIDOS: Explicação de Arrhenius e nomenclatura.
COMPONENTES: Micki, Everton, Flávio , Adriano

Grupo 7 - CLASSIFICAÇÃO DOS ÓXIDOS: óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, peróxidos e exemplos de formação de cada um.
COMPONENTES: Hugo, Fernando, Cleverson, Brunno, Eduardo

Grupo 8 - Explicaçao de pelo menos 5 óxidos, com suas devidas fórmulas e nomes, bem como sua aplicabilidade no cotidiano.
COMPONENTES: Paulo, Ordilei, Lucas. Leandro, Heber

Grupo 9 - CHUVA ÁCIDA: formação da chuva ácida; prejuízos; tipos de chuva ácida. COMPONENTES: Rafael, Aline, Everton, Darlan, Marcos Ruiz

- Em seguida, distribuam o papel, a pesquisa ou a parte de cada elemento da equipe. - Organizem-se com relação à entrega de um material impresso para ser avaliado, representando o grupo sobre o tema escolhido.

- Preparem uma forma de apresentar para a turma o tema escolhido, através de apresentações em power point, vídeos, softwares, etc. - Tempo para apresentação de até 10 minutos.

- AS APRESENTAÇÕES DEVERÃO ACONTECER, IMPRETERIVELMENTE, NA SEQUÊNCIA QUE SEGUE A COLOCAÇÃO DOS GRUPOS, VISANDO MELHOR ENTENDIMENTO DOS DEMAIS; PORTANTO AS EQUIPES DEVERÃO ESTAR PREPARADAS NA ORDEM SEQUENCIAL DOS GRUPOS, POIS A EQUIPE QUE NÃO ESTIVER PREPARADA DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA, PERDE A NOTA AVALIATIVA DA APRESENTAÇÃO, FICANDO APENAS COM A NOTA DA PARTE ESCRITA.

- TODOS OS GRUPOS DEVEM TER ALUNOS INSCRITOS.

- PRAZO FINAL DE INSCRIÇÃO: 30/04/2009.

- INÍCIO DAS APRESENTAÇÕES: 05/05/2009.

Fontes de informação

Como fonte de informação os alunos podem pesquisar, além da apostila preparada para o bimestre, os sites abaixo:

http://www.fisica.net/quimica/resumo10.htm http://www.fisica.net/quimica/resumo11.htm http://www.fisica.net/quimica/resumo12.htm http://www.fisica.net/quimica/resumo11.htm http://jmacedoc.sites.uol.com.br/chuvaacida.htm http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/chuva_acida.htm

Avaliação

A avaliação será da seguinte forma:

- Trabalho escrito (1 por equipe) – 2,0

- Apresentação em sala de aula para a turma: 3,0

Observações:

É imprescindível a participação de todos, pois ao final da apresentação deixarei livre para que a equipe se manifeste caso algum aluno não tenha contribuído e nem colaborado com o processo, ou seja, a equipe define se todos recebem a mesma nota a ser atribuída aos membros da equipe.

Conclusão

Nosso objetivo aqui foi levar os alunos a pesquisar e entender as funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos, tão presentes em nosso dia-a-dia. As funções inorgânicas encontram-se presentes em nosso cotidiano, portanto conhecê-las é de grande importância, agregando conhecimentos futuros, necessários à prática na engenharia de produção, pois em determinados momentos poderão estar sujeitos à utilização desses conhecimentos em seu ambiente de trabalho.

Créditos

As imagens foram retiradas dos sites: http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/chuva_acida.htm http://jmacedoc.sites.uol.com.br/chuvaacida.htm http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/refrigerante-lata_2.html http://www.fotosearch.com.br/clipart/sal_2.html











Um comentário:

  1. Me ajudou de mais na escola!...publiquem as apresentaçoes...seria util e interessante =P

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