quarta-feira, 13 de maio de 2009

GRUPO 3 - SAIS


Trabalho de Química
Grupo 3
Maicon Borin
Robson de Souza
Sais
O que são?
São compostos que provêm ou dos ácidos, pela substituição total ou parcial dos seus hidrogênios ionizáveis por cátions, ou das bases, pela substituição total ou parcial dos grupos OH- pelos ânions dos ácidos
Suas Características
1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução.
2 - Os sais têm sabor salgado
3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais
4- São sólidos
Sais podem ser considerados como produtos de uma reação de neutralização. Será uma neutralização total quando no sal formado não restarem nem grupos OH- nem hidrogênios ácidos (H+).
Os sais provenientes de neutralização total são chamados de Sais neutros - Normais.
Os que apresentam grupos básicos (OH-) são chamados de Sais básicos - Hidroxissais.
Os que apresentam hidrogênios ácidos são chamados de Sais ácidos - Hidrogenossais.
Nomenclatura
Os sais podem ser obtidos a partir de ácidos. Neste caso, a nomenclatura de seus ânions é baseada no ácido de origem, obtida da seguinte maneira:
Nome do Sal ( ___________________ ) de ( ____________________ ) nome do ânion nome do cátion
Os nomes dos sais são formados pela mudança de sufixos que provém do ácido que originou o ânion participante do sal.
Sufixo do ácido
Sufixo do ânion
-idrico
-eto
-ico
-ato
-oso
-ito
KCl: este sal é derivado do ácido clorídrico, de acordo com a tabela acima o sufixo do ácido é –idrico, portanto o sufixo do ânion será –eto.
Ânion (Cl-) + Cátion (K+) Nomenclatura: Cloreto de potássio
Exemplos
Ácido de origem
Ânion
Cátion
Sal formado
HCl Clorídrico
Cl- cloreto
Na+
NaCl
cloreto de sódio
H2SO4 sulfúrico
SO2- sulfato
Ca2+
CaSO4
sulfato de cálcio
HNO2 nitroso
NO2- nitrito
Al3+
Al(NO2)3 nitrito de alumínio
Principais Sais
Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) --> É usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais. É também empregado como fermento na fabricação de pães, bolos.
Carbonato de Cálcio (CaCO3) --> Componente do mármore, é usado na confecção de pisos, pias, etc. O carbonato de cálcio (calcário) é também empregado na fabricação do vidro comum e do cimento.
Fluoreto de Sódio (NsF) --> É um sal usado na fluoretação da água potável e como produto anticárie, na confecção de pasta de dente.
Principais Sais importantes para os seres vivos
- Cálcio → necessário durante o processo de calcificação e manutenção óssea, compondo também a estruturação dos dentes, além de colaborar com a condução de impulsos nervosos e contração muscular; Fonte: leite e seus derivados (queijo, iogurte) e vegetais com coloração verde escuro. - Fósforo → auxilia a manutenção óssea, está presente na composição da molécula de DNA, RNA e ATP; Fonte: carne em geral e legumes.
- Sódio → atua na osmoregulação, difusão dos impulsos nervosos e auxílio no processo de contração muscular. Fonte: condimento (sal) utilizado no preparo dos alimentos. - Flúor → proporciona a formação dos dentes e ossos. Fonte: presente em baixa concentração nos alimentos e adicionada ao fornecimento de água potável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário