segunda-feira, 11 de maio de 2009

GRUPO 5 - SAIS

Funções da química inorgânica: SAIS
Cinco Sais mais comuns na química do cotidiano
1. Cloreto de sódio ( NaCl )
2. Nitrato de sódio ( NaNO3 )
3. Carbonato de sódio ( Na2CO3 )
4. Sulfato de cálcio ( CaSO4 )
5. Carbonato de cálcio ( CaCO3 )
Fontes de informação Cinco Sais mais comuns na química do cotidiano
1.1 - Cloreto de sódio (NaCl)
Conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. O sal é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos e incluindo os seres humanos, é também um importante conservante de alimentos. O Cloreto de sódio e íons os dois principais componentes do sal, o sal está envolvido na regulação da quantidade de água organismo, mas com o aumento excessivo de sal causa riscos de problemas de saúde como pressão alta. No norte dos Estados Unidos da América e na Europa, grandes quantidades de sal são utilizadas para limpar as rodovias do gelo durante o inverno. • Alimentação – É obrigatória por lei a adição de certa quantidade de iodeto de sódio (Nal) e o iodeto de potássio (Kl), ao sal de cozinha, como prevenção d a doença do bócio. • A causa mais comum de bócio é a falta de iodo, um átomo químico que a tiróide usa para produzir as hormonas tiróideias, que tem sido resolvido com administração de iodo ao sal de cozinha. • Conservação da carne, do pescado e de peles. • Obtenção de misturas refrigerantes; a mistura gelo + NaCl(s) pode atingir – 22ºC. • Em medicina sob forma de soro fisiológico (solução aquosa contendo 0,92% de NaCl), no combate à desidratação. Cloreto de Sódio – NaCl.
1.2 - Nitrato de sódio ( NaNO3 )
É um composto cristalino inodoro e incolor, tem semelhança com o nitrato de potássio (KNO3), até no comportamento químico. Solúvel em água, álcool e amônia líquida. • Fertilizantes na agricultura. • Encontrado na natureza, uma fonte comercial, grandes depósitos naturais no Chile, Peru, Argentina e Bolívia. Também chamado salitre do Chile. • Fabricação da pólvora ( carvão, enxofre e salitre). Grãos de pólvora sem fumaça.
1.3 - Carbonato de sódio (Na2CO3) Ou carbonato “sódico”
É um sal branco e translúcido de fórmula química (Na2CO3), usados entre outras coisas na fabricação de sabão, vidro e tintas. Conhecido como “barrilha ou soda”, não confundir com a soda cáustica que é o hidróxido de sódio (NaOH). Ingestão: Causa irritação. Inalação: Danoso. Contato com a pele: Irritação e queimaduras. Contato com os olhos: Irritação grave, provocando feridas graves. Barrilha
1.4 - Sulfato de Cálcio ( CaSO4 )
É um composto químico, em que um cátion de cálcio(Ca) se liga a ânion de sulfato por uma ligação bivalente. Na natureza pode se apresentar como um composto mineral na forma de cristais de anidrita ou gipsita. • É matéria prima para fabricação de giz. O gesso usado na construção civil e em ortopedia para imobilização, em caso de luxação, fratura óssea é o sulfato de cálcio hidratado (2CaSO4H2O).
1.5 - Carbonato de Cálcio (CaCO3)
Principal componente de casas como os calcários, características alcalinas, (é um sal com características básicas, possuindo um ph alto quando em solução aquosa ),é resultado da reação do óxido de cálcio ( CaO, cal virgem ), com dióxido de carbono (CO2). CaO + CO2 = CaCO3 Quando em solução aquosa sofre uma hidrólise salina, produzindo uma base forte. CaCO3 + H2O = CO2 + Ca(OH)2 Esta característica básica é utilizada para reduzir a acidez do solo para a agricultura. • O (CaCO3), é encontrado na natureza constituindo o calcário e o mármore. • Fabricação de (CO2) e cal viva (CaO), a partir da qual se obtém cal hidratada (Ca(OH)2: CaCO3 = CaO + CO2 CaO + H2O = Ca(OH)2 • Fabricação do vidro comum. • Fabricação do cimento Portland : Calcáreo + argila + areia • Sob forma de mármore é usado em pias, pisos etc. Carbonato de cálcio.
Fontes de informação: -
http://www.fisica.net/quimica/resumo12.htm - http://brasilescola.com/quimica/carbonato-de-calcio.htm www.armazemdasartes.com.br/files/160.jpg disponível em 04/05/2009 www.fazfacil.com.br/materiais/gesso.html disponível em 04/05/2009 www.damquimica.com.br/loja/index.php?cpath=38 disponível em 04/05/2009 www.saberweb.com.br/armas/polvora/ disponível em 04/05/2009 www.ufrsgs.br/prospeq/livro2/jose/fig/jm8htm disponível em 04/05/2009 www.cinco.med.br/_dicas.php?id=25 disponível em 04/05/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário