quinta-feira, 23 de abril de 2009

GRUPO 9 - CHUVA ÁCIDA

CHUVA ACIDA - EQUIPE: DARLAN

A chuva, geada, neblina, e neve é considerada acida, quando o PH e menor que cinco, é freqüente em regiões com muita poluição,mas podem ocorrer em regiões com menor índice de poluição, pois as nuvens viajam conforme o vento. O vapor de água das nuvens, formado pela evaporação dos rios e lagos, reage com a poluição, formando os ácidos. Com água pura à 20ºC o PH é igual 7, a chuva em sua normalidade corresponde a um PH de 5.6. Com as chuvas acidas tende-se a aumentar os casos de asma, sinusite, conjuntivite e doenças cardiovasculares. Ao meio ambiente os danos podem ser desertificação, resseca mento das arvores, formação de lagos ácidos e corrosão das fachadas e estruturas. Na fauna a biodiversidade é reduzida devido a quebra da cadeia alimentar. Para evitarmos as chuvas acidas devemos utilizar meios de transportes menos poluentes com combustíveis com menos teor de enxofre, utilizar fontes alternativas de energia e respeitar a natureza.
Existem 3 tipos de chuva acida que são: Forte, médio ou moderado, e fraco.
Chuva acida forte e causada principalmente em grandes cidades com um numero elevado de carros, pois os motores dos carros atingem altas temperaturas suficientes par ocorrer uma reação entre o nitrogênio e o oxigênio assim formando o gás NO. O oxido nítrico não é muito solúvel em água, mas pode ser oxidado no ar, formando dióxido de nitrogênio (NO2). O NO2 reage com a água e forma o acido nítrico e óxido nítrico.
Chuva acida média ou moderada, o dióxido de enxofre pode reagir diretamente com o oxigênio atmosférico e formar trióxido de enxofre, que, por sua vez, produz ácido sulfúrico e água:
Chuva acida fraca com pH de 5,7 devido à presença de ácido carbônico H2CO3, que resulta da combinação do gás carbônico, CO2, com água, H2O. O ácido carbônico é um ácido fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário